A História dos Ursos no Brasil (com um foco carioca) - 2ª Parte

Ao longo deste anos, o número de interessados nos ursos aumentou imensamente. O movimento criou o seu espaço próprio e conseguiu ser reconhecido, sendo alvo de reportagens de diversos órgãos da grande imprensa nacional (O Globo, Correio Brasiliense, Folha de São Paulo, etc) e de publicações orientadas ao público GLS nacional (Mix Brasil, G Magazine, Porn) e estrangeira (Bear Magazine). Os Ursos ganharam destaque até mesmo dentro de um reality show da MTV (20 e poucos anos), pela participação do agora notório urso paulista Rogério Munhoz.


Além de chamar a atenção da imprensa e da sociedade em geral, algumas iniciativas comerciais começaram a aparecer, especialmente em São Paulo. Primeiro, houve o lançamento de uma loja especializada em produtos (principalmente vestuário) voltados para ursos, a Sampa Bears. Inicialmente situada próximo ao Largo do Arouche, hoje a Sampa Bears está nos jardins, mas ainda atendendo a clientela com a mesma simpatia.


Outro estabelecimento que marcou uma época foi o Vermont Bear, primeiro bar ursino do Brasil, na Rua Vieira de Carvalho, região central de São Paulo. Apesar de ter durado apenas alguns poucos meses (entre 2002 e 2003), e de ter sido fechado após um desentendimento entre seus sócios, a iniciativa mostrou a grande visibilidade e potencial econômico dos Ursos.


A partir do ano de 2000, várias das organizações regionais dos ursos criaram sites próprios, onde os organizadores daquelas localidades tentam dar um foco maior a acontecimentos locais, melhorar a divulgação de seus próprios eventos e ganhar uma maior autonomia sobre conteúdo do site. Enfim, visar objetivos que digam respeito especificamente a aquele grupo, e não a toda comunidade ursina brasileira.


Alguns desses sites e grupos estão na ativa ainda hoje, outros acabaram se dissolvendo, mas sempre deixam para trás um grupo de amigos que continua se encontrando e que compõe uma comunidade ursina local bastante estável. Talvez o maior problema, para os interessados que residam nessas áreas, seja encontrá-los. Aí fica sempre a grande dica: use a Internet. Google, Orkut, IRC, Yahoogroups e companhia são usados intensamente por todos. A maioria dos ursos está em contato uns com os outros. Ao encontrar o primeiro urso, você provavelmente conseguirá contato com vários outros. Afinal, urso é um bicho muito sociável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário