Como surgiu o movimento ursino?

Podemos dizer que o movimento ursino surgiu nos EUA em algum momento no meio da década de 80. Existem diversas versões sobre onde ocorreu primeiro, assim como até hoje existem divergências sobre qual o maior evento ursino na América. Mas o que interessa não é aonde começou, mas sim a importância que teve e tem no meio da comunidade gay.


Desde o início, os ursos se mostraram uma nova opção entre os gays. Os ursos oferecem um outro padrão de beleza e de comportamento, valorizando sempre a masculinidade. Seja no visual casual, no amor aos pelos e barbas ou no perfil forte e rechonchudo, os ursos eram (e ainda são) claramente diferentes dos estereótipos homossexuais. Menos atraídos pelo estilo de vida noturno (e soturno) do que outras tribos gays, os ursos americanos estão mais associados a eventos ao ar livre, noites de bilhar e outras atividades mais caseiras.


Um movimento correlato, mais presente na Europa, é o Girth and Mirth, que tem em Amsterdan um dos maiores e mais bem organizados grupos de gays no mundo. Apesar de também acentuar a masculinidade de seus membros, o foco do Girth and Mirth passa mais pelos homens com alguns (muitos) quilos a mais do que nos homens peludos. No entanto, o Girth and Mirth e os Ursos tem vários pontos em comum, que em última instância, levaria um observador menos atento a confundir os grupos como um só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário